UA-59739032-1
Home
Equações, trigonometria… Confira 8 dicas para estudar matemática
maths and science formula on whiteboard

Equações, trigonometria… Confira 8 dicas para estudar matemática

facebooktwittermailby feather

Equações, trigonometria, funções e algoritmos. Só de pensar nesses termos ligados à matemática, muita gente faz cara feia.

A matéria costuma dar trabalho, em especial para alunos do ensino médio, que veem em números, em símbolos e em gráficos um bicho de sete cabeças. No entanto, essa história não precisa ser assim. Tendo disciplina, qualquer um pode aprender e aprofundar o seu conhecimento em matemática.

Duvida? Acompanhe nossas 8 dicas para estudar matemática!

1) Chegue à solução pela prática

Fazer e refazer exercícios é a melhor maneira de aprender matemática. Afinal, ninguém consegue resolver um problema só de ver alguém, como um professor, resolvê-lo. Por isso, use o seu material didático, procure por exercícios na internet e até crie o seu próprio simulado.

2) Comece pelo simples

É comum desanimar diante de um problema que parece insolúvel. Para fugir dessa armadilha, comece resolvendo os exercícios mais simples. Essa prática vai te dar confiança para continuar estudando e irá permitir que você acumule mais conhecimento e mais experiência antes de tentar resolver questões mais complexas.

3) Faça mais de uma vez

Em geral, cada problema matemático pode ser resolvido de diferentes formas. Por isso, vale a pena fazer o mesmo exercício mais de uma vez. Você pode encontrar novas maneiras de chegar à mesma solução.

4) Trabalhe em equipe

O conhecimento fica mais acessível quando compartilhado. Procure conversar com os seus colegas sobre como eles chegaram à solução de determinados exercícios e explique também o seu raciocínio. Caso você não esteja no colégio, vale procurar por fóruns na internet e por sites especializados.

5) Não fique só na “decoreba”

Saber fórmulas, equações e regras matemáticas de cabeça é algo importante e pode te ajudar a se dar bem na disciplina. Se possível, crie um dicionário de expressões matemáticas para facilitar o seu estudo.

No entanto, mais do que decorar esquemas, é preciso compreender o problema que você está resolvendo. Por isso, leia com atenção os enunciados e marque as informações mais importantes, como os valores envolvidos ou as fórmulas disponibilizadas.

6) Aprenda com os seus erros

Um dos momentos mais importantes para o aprendizado da matemática é a correção de exercícios e de provas. É nesse momento que você tem plena consciência do que você tem dificuldade e onde pode melhorar. Aproveite a oportunidade para tirar todas as dúvidas com o seu professor e com os seus colegas.

7) Não fique preso à sala de aula

Atividades extra-classe são ótimas maneiras de estimular a sua vontade de aprender e de usar a matemática. Olímpiadas de conhecimentos e até simulados são maneiras mais descontraídas de aplicar e de fortalecer o seu conhecimento. Além disso, você pode conhecer outras pessoas com interesse na área e trocar ideias, conceitos e soluções.

8) Use a matemática no seu dia a dia

Fórmulas e equações podem parecer muito abstratas quando estão presas apenas a cadernos e a livros. Ver como a matemática é útil no nosso cotidiano é um excelente estimulante para o aprendizado.

Isso vale desde o cálculo de juros, que estão imbutidos no preço do novo smartphone que você comprou divido em dez vezes, até no estudo de obras de artes renascentistas: vários pintores e escultores usam a famosa “proporção áurea” (aproximadamente 1, 6180339) em suas obras. Vale a pena pesquisar por essas e por outras curiosidades.

Possui alguma tática para estudar essa disciplina que não foi citada em nosso artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Professores online 24 horas
Estude com professores 24horas online, corrija sua redação e acesse o melhor conteúdo educacional do Brasil!
facebooktwittermailby feather

Comments

comments

Leave a Comment

*

*